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Como desenvolver e avaliar as Soft Skills da sua equipe?

As habilidades comportamentais são responsáveis por tornar sua empresa mais produtiva e colaborativa.
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Nesse artigo, você vai aprender como desenvolver as soft skills da sua equipe, além de entender como poderá avalia-las de forma mais objetiva.

Sua vida é uma correria? Sua família e amigos são constantemente sacrificados por causa no trabalho? Leia também Como equilibrar vida profissional e pessoal.

As soft skills são habilidades comportamentais, resumidamente englobam a forma de falar, agir e reagir a algo ou alguém, ou seja, é como nos relacionamos com os outros e lidamos com situações. Sendo assim, essas habilidades não são ensinadas no colégio e nem na faculdade de forma direta, mas são vivenciadas de forma indireta nesses ambientes, mesmo que de forma aleatória, pois aprendemos as habilidades de relacionamento quando nos relacionamos, certo? Certíssimo.

Quanto mais eu trabalho em equipe, por exemplo, mais eu aprendo como fazê-lo. Caso não tenhamos ninguém para nos mostrar táticas de como melhorar determinada habilidade esse processo se torna aleatório, na base de tentativa e erro. Entretanto, muitas vezes precisamos de uma orientação profissional direcionada com simulações especificas e ai está a importância e a agilidade de um treinamento corporativo, mas agora quero te mostrar como você mesmo pode desenvolver sua equipe.

Se você lidera pessoas, você sabe como é desafiador fazer tudo funcionar com profissionais de perfis comportamentais totalmente diferentes. Mas você pode e deve contribuir muito para o desenvolvimento deles.

Segue o passo a passo comigo:

  • 1. Resultados Claros: o primeiro passo no desenvolvimento das soft skills é saber de forma clara quais os resultados que deseja alcançar com sua equipe. Pode ser, atender melhor os clientes, executar as tarefas com mais agilidade ou melhorar o clima de trabalho. Defina de forma clara seu objetivo.
  • 2. Determinar quais habilidades precisa: definindo claramente seu objetivo, vamos para o segundo passo que é relacionar as habilidades comportamentais necessárias para a equipe entregar os resultados desejados. Eu sei que você ficará tentado ou tentada a escrever umas dez habilidades ou mais, mas escolha as três mais relevantes e coloque-as em ordem de prioridade.
  • 3. Definir as habilidades em ações: Com a lista em mãos, vamos para o terceiro passo. Trabalhe um tipo de soft skills por vez, portanto pegue a primeira e escreva como você se avalia enquanto líder nessa habilidade. Se você acha que é muito bom na forma de se comunicar, por exemplo, escreva o que você faz na prática que te faz pensar que é bom. Isso vai te ajudar a definir o que você espera da sua equipe em cada habilidade.

“Seja o melhor profissional que puder, aprenda a exercer sua liderança e ensine pelo exemplo.”

4. Ensine: escolha um horário para conversar com sua equipe e exponha o resultado e as atitudes necessárias para alcança-lo. O que você espera e como acredita que podem ser realizadas. Ensine a forma como você faz e ouça o que eles tem a dizer. Lembre-se as pessoas não seguem pelo o que você fala, mas pelo o que você faz. Ser exemplo é fundamental para uma liderança.

5. Peça ajuda: caso não esteja claro para você as ações necessárias para colocar a habilidade em prática ou não esteja conseguindo transmitir o que precisa para sua equipe, busque ajuda profissional.

6. Avalie e dê feedback: depois de trocar conhecimento com seus profissionais, o sexto passo envolve avaliação e feedbacks constantes e é por isso que vou te contar como fazer. Eu oriento as empresas a fazerem no máximo duas avaliações por ano, pois demanda tempo e seis meses é um bom prazo para perceber resultados.

Então, como avaliar as soft skills?

Você já deve saber que “não se gerencia o que não se mede”, portanto mesmo sendo habilidades subjetivas, elas podem e devem ser medidas e avaliadas. Então segue algumas dicas:

  • As pessoas precisam saber o que a empresa e o líder esperam delas, quais são os comportamentos desejados e sua forma de avaliação, então fale abertamente.
  • Sempre que for avaliar uma habilidade precisa criar uma escala, mas tem um detalhe importante, as notas não podem ter meio termo, ou seja, notas de 1 a 4, por exemplo. Isso evita uma posição neutra.
  • Estabeleça critérios para cada nota, então por exemplo define quais ações seriam nota 1, quais ações seriam nota 2 e assim por diante. Por exemplo: Empatia, Nota 1 – É enfático respondendo com “não tem jeito”. Nota 2 – Ainda fala mais do que ouve e vê mais problemas do que está propenso a pensar em soluções. Nota 3 – Ouve demandas e propõe soluções esperadas. Nota 4 – Se coloca no lugar dos outros compreendendo e buscando soluções criativas.
  • Tenha um diário comportamental de cada membro da equipe. Use whatssap, bloco de notas, trello ou qualquer ferramenta que possa anotar um comportamento individual bom e ruim quando ele acontecer. Portanto coloque nome, data e o que foi observado. Tenha um histórico, assim terá fatos reais que possam embasar e fortalecer avaliações coerentes.
  • Crie a cultura do feedback como um presente, já que deve ser uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional do indivíduo, mas lembre-se Feedback engloba ações positivas (para reforça-las) e ações que precisam ser melhoras.
  • Ouça do seu profissional sua dificuldade e criem juntos formas para melhorar. Indique algo que o profissional possa fazer, seja um curso, uma leitura ou o que acreditar ser viável e interessante para ajuda-lo a desenvolver.

Desenvolver seus profissionais é investir no seu negócio, afinal não existe empresa sem pessoas. Um frase famosa diz “O trabalho dignifica o homem”. Que sua empresa possa ajudar a tornar as pessoas melhores, mais dignas e felizes.

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Isabelle Brasil

CEO

Especialista em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral, louca por diferentes formas de desenvolvimento humano e CEO da Eixo Soluções Empresariais.

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