Nesse artigo, você vai aprender como desenvolver as soft skills da sua equipe, além de entender como poderá avalia-las de forma mais objetiva.
Nesse artigo, você vai aprender como desenvolver as soft skills da sua equipe, além de entender como poderá avalia-las de forma mais objetiva.
As soft skills são habilidades comportamentais, resumidamente englobam a forma de falar, agir e reagir a algo ou alguém, ou seja, é como nos relacionamos com os outros e lidamos com situações. Sendo assim, essas habilidades não são ensinadas no colégio e nem na faculdade de forma direta, mas são vivenciadas de forma indireta nesses ambientes, mesmo que de forma aleatória, pois aprendemos as habilidades de relacionamento quando nos relacionamos, certo? Certíssimo.
Quanto mais eu trabalho em equipe, por exemplo, mais eu aprendo como fazê-lo. Caso não tenhamos ninguém para nos mostrar táticas de como melhorar determinada habilidade esse processo se torna aleatório, na base de tentativa e erro. Entretanto, muitas vezes precisamos de uma orientação profissional direcionada com simulações especificas e ai está a importância e a agilidade de um treinamento corporativo, mas agora quero te mostrar como você mesmo pode desenvolver sua equipe.
Se você lidera pessoas, você sabe como é desafiador fazer tudo funcionar com profissionais de perfis comportamentais totalmente diferentes. Mas você pode e deve contribuir muito para o desenvolvimento deles.
4. Ensine: escolha um horário para conversar com sua equipe e exponha o resultado e as atitudes necessárias para alcança-lo. O que você espera e como acredita que podem ser realizadas. Ensine a forma como você faz e ouça o que eles tem a dizer. Lembre-se as pessoas não seguem pelo o que você fala, mas pelo o que você faz. Ser exemplo é fundamental para uma liderança.
5. Peça ajuda: caso não esteja claro para você as ações necessárias para colocar a habilidade em prática ou não esteja conseguindo transmitir o que precisa para sua equipe, busque ajuda profissional.
6. Avalie e dê feedback: depois de trocar conhecimento com seus profissionais, o sexto passo envolve avaliação e feedbacks constantes e é por isso que vou te contar como fazer. Eu oriento as empresas a fazerem no máximo duas avaliações por ano, pois demanda tempo e seis meses é um bom prazo para perceber resultados.
Você já deve saber que “não se gerencia o que não se mede”, portanto mesmo sendo habilidades subjetivas, elas podem e devem ser medidas e avaliadas. Então segue algumas dicas:
Desenvolver seus profissionais é investir no seu negócio, afinal não existe empresa sem pessoas. Um frase famosa diz “O trabalho dignifica o homem”. Que sua empresa possa ajudar a tornar as pessoas melhores, mais dignas e felizes.
Especialista em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral, louca por diferentes formas de desenvolvimento humano e CEO da Eixo Soluções Empresariais.